Esquema de um Aquecimento de Casa
Quando a caldeira (6) está a funcionar, o calor produzido é transferido para o reservatório de aquecimento (3) ou, caso necessário, a água no reservatório de consumo (2) é aquecida.
A água de aquecimento é bombeada do reservatório de aquecimento (3), passando por radiadores (5), distribuindo assim o calor por toda a casa.
Quando os colectores solares (1) produzem calor, o termofluído transporta-o com prioridade ao reservatório de água de consumo (2).
Quando a temperatura desejada é alcançada, a válvula de derivação (4) conduz o calor ao reservatório de aquecimento (3).
Para o desenvolvimento de um sistema de aquecimento de uma casa, é necessário esclarecer vários detalhos:
Potência necessária:
dependendo dos elementos da construção da casa (janelas, isolação, estrutura das paredes, etc).
Sistema de Distribuição do Calor:
geralmente trata-se de um sistema que necessita de um tempo prolongado para aquecer, mas necessita apenas de uma temperatura de circulação de água muito baixa.
Os sistemas de aquecimento que trabalham com temperaturas mais altas (60oC - 70o C) precisam de uma superfície de aquecimento mais pequena, as perdas de calor são mais altas, é um sistema muito rápido.
Sistema de Produção de Calor:
-
Energia Solar
-
Caldeira a Gás
-
Caldeira a Gasóleo
-
Caldeira a Lenha
-
Energia Eléctrica (bomba de calor)
Energia Solar- está apta para um sistema de temperatura baixa, mas precisa de um sistema de aquecimento suplementar para períodos sem sol.
Caldeiras de Gás e de Gasóleo - estão aptas para um aquecimento com baixa e alta temperatura.
Caldeira a Lenha - é eficaz para os dois sistemas de aquecimento, mas tem de ser combinado com um depósito para a acumulação.
Energia Eléctrica - não é aconselhável a utilização de energia eléctrica para o aquecimento, por razões económicas e ecológicas, a não ser que se utilize uma bomba de calor em combinação.
Todos os sistemas podem ser instalados em combinação, mas a realização técnica não pode ser descrita aqui neste documento informativo, e tem de ser desenvolvida com o cliente relativo aos seus desejos e as condições construtivas da casa.